Melatonina produzida no pulmão impede infecção pelo novo coronavírus

janeiro 11, 2021
janeiro 11, 2021 Arthur

A descoberta, realizada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), ajuda a entender por que há pessoas que não são infectadas ou que estão com o vírus, detectado por teste do tipo RT-PCR, e não apresentam sintomas de Covid-19. Além disso, abre a perspectiva de uso da melatonina administrada por via nasal – em gotas ou aerossol – para impedir a evolução da doença em pacientes pré-sintomáticos.

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano. Também conhecido como hormônio do sono, uma de suas funções básicas é induzir a pessoa a dormir. Ela está relacionada com a regulação do metabolismo ao longo do dia, o que inclui os períodos em que a pessoa está dormindo ou acordada.

A melatonina produzida no pulmão atua como uma barreira contra o Sars-CoV-2, impedindo a expressão de genes codificadores de proteínas de células como os macrófagos residentes, presentes no nariz e nos alvéolos pulmonares, e as epiteliais, que revestem os alvéolos pulmonares e são portas de entrada do vírus. Dessa forma, o hormônio impossibilita a infecção dessas células pelo vírus e, consequentemente, a ativação do sistema imunológico, permitindo que o novo coronavírus permaneça por alguns dias no trato respiratório e fique livre para encontrar outros hospedeiros.

Mas, calma pois isso não tem ainda indicação clínica. Em primeiro lugar, a melatonina não tem sua venda liberada no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). No entanto, ela pode ser importada se você tiver uma receita médica. Em segundo lugar, para comprovar a eficácia terapêutica do hormônio contra o novo coronavírus, será necessária a realização de uma série de estudos pré-clínicos e clínicos.

Os resultados do trabalho, apoiado pela FAPESP, foram descritos em artigo publicado na revista Melatonin Research (doi: 10.32794/mr11250090)









#saude #saúde #saudemental #saúdemental #vacina #vacinacao #medicina #prevencao #vacinacovid #psiquiatria #psiquiatra #covid19 #med #vacinação #covid #medico #medicine #coronavirus #saude #vacinas #doencamental #xocorona #brasil #melatonina #noite #insonia #sonolencia #sono #dormir #durmabem

Agende sua consulta conosco!

Clique no botão abaixo para encontrar um horário disponível com o Dr. Arthur H. Danila!

×

Olá

Por favor, clique no botão do WhatsApp para entrar em contato conosco, ou nos envie um e-mail para danilaclin@gmail.com

 

× Como podemos te ajudar?